A importância de praticar esportes desde a infância

A importância de praticar esportes desde a infância

A prática de esportes traz inúmeros benefícios — e é ela que nos move por aqui na Escola Guga. Mas, ainda mais importante que ter o esporte na vida é praticar esportes desde a infância. Se você cresceu com os esportes, sabe do que estamos falando. Mesmo que não tenha percebido, é certo que ter esse hábito desde pequeno fez muita diferença na sua vida.

Para que você entenda a importância que o Esporte tem na vida dos seus filhos e incentive sua prática regular na rotina deles, a Escola Guga te conta os principais benefícios de praticar esportes desde a infância, desde aspectos físicos até o desenvolvimento emocional.

Continue lendo e entenda!

5 benefícios de praticar esportes desde a infância

1. Desenvolve a coordenação motora

Coordenação motora é o nome que damos para a capacidade do corpo de realizar um movimento da melhor maneira possível. Desde os primeiros passos, essa habilidade começa a ser trabalhada pelo corpo — o que faz com que a infância seja a fase mais importante para o desenvolvimento da coordenação motora.

O aprendizado de movimentos complexos é uma das formas mais eficazes no desenvolvimento da coordenação motora. Qualquer que seja a modalidade praticada pela criança, o esporte estimula, na prática dinâmica, movimentos rápidos e precisos e, por isso, é considerado um dos grandes despertadores da capacidade motora do ser humano.

2. Amadurece os sentimentos

Um fator muito relevante em relação ao esporte é a competição. Nem sempre é possível ganhar, e isso faz com que as crianças tenham que aprender a lidar com suas decepções para manter uma prática saudável. Por mais que isso possa não parecer muito, saber perder desde cedo é um fator crucial para evitar frustrações no futuro.

Assim como a coordenação motora, a forma como lidamos com nossos sentimentos é desenvolvida desde cedo — o que faz esse aprendizado precoce ter um efeito expressivo para o resto da vida.

3. Ensina a ter responsabilidade

Todo esporte tem suas regras. Quem não as segue está sujeito a sofrer punições e, nos piores casos, até mesmo perder os jogos. E, mesmo que se aprenda a perder, não é isso que queremos quando praticamos um esporte, certo? Isso mostra, de uma forma empírica, o quão importante é respeitar as normas em todos os aspectos da vida para obter sucesso.

Não é incomum, por exemplo, que pais insiram o esporte na vida de seus filhos com o objetivo de resolver problemas de disciplina.

E a melhor parte de tudo isso é que o esporte é uma maneira divertida de ensinar esse tipo de responsabilidade. Na maioria dos casos, as crianças ficarão mais responsáveis com suas obrigações de maneira natural.

4. Diminui a ansiedade

Tanto a ansiedade quanto a depressão fazem parte dos problemas mais comuns entre as gerações mais recentes. Ter essa consciência e trabalhar desde cedo como forma de evitar que essas situações se manifestem é fundamental.

Como você deve saber, crianças têm muita energia. E, quando ela não é gasta de alguma forma, o desenvolvimento da ansiedade é muito mais provável e comum. Praticar esportes desde a infância é uma garantia de que a criança gastará sua energia de uma forma saudável.

Além disso, ainda há a questão dos hormônios. Quando nos exercitamos, o organismo libera endorfina, uma substância diretamente relacionada à sensação de bem estar e à melhora de sintomas comuns tanto da ansiedade quanto da depressão.

O esporte não apenas diminui a ansiedade, como ativamente deixa quem o pratica mais feliz.

5. Reduz índices de obesidade

Mesmo que não seja tão abordada quanto a ansiedade e a depressão, a obesidade é um problema sério entre crianças brasileiras. Para se ter uma ideia, dados de 2018 do Ministério da Saúde mostram que o índice de crianças com sobrepeso no país atingiu 33%.

Isso tudo sem falar nas consequências do sobrepeso: problemas como diabetes, hipertensão e diversas doenças cardíacas — problemas que nenhum de nós quer que aconteça com nossas crianças.

A queima de calorias e o trabalho muscular promovidos pelo esporte reduzem drasticamente quando se tem o hábito de praticar esportes desde a infância.

E você, imaginava que o esporte pudesse trazer todos esses benefícios para nossas crianças? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo esse tipo de conteúdo, siga a Escola Guga no Facebook e no Instagram!